3 Superstições do Dia do Estudante na Rússia

Avatar de Dimitri Bobrovnikov

·

image 10 Dia do Estudante,Rússia,dia do Estudante na Rússia,superstições,superstições russas

Origem do Dia do Estudante na Rússia

Como surgiu o Dia do Estudante na Rússia?

Em 25 de janeiro de 1755, a imperatriz Elizaveta Petrovna da Rússia assinou o decreto que estabeleceu a Universidade de Moscou, marcando assim a data de fundação da universidade. Nesse dia também é celebrada a memória de Santa Tatiana de Roma, uma mártir do cristianismo ortodoxo. Assim, a data de fundação da universidade também passou a ser conhecida como “Dia de Tatiana”.

Dia do estudante

O “Dia de Tatiana” inicialmente era celebrado como o aniversário da universidade e com o tempo se transformou em uma festa dos estudantes russos de todo o país. Desde 2005, o dia 25 de janeiro é oficialmente comemorado na Rússia como o “Dia do Estudante Russo”.

Agora, veja essas superstições estudantis populares na Rússia, que são bem diferentes das do Brasil!

1. Dormir com um livro

Dia do estudante 2

Dormir com um livro aberto debaixo do travesseiro na véspera da prova, acreditando que isso ajuda a fortalecer a absorção do conteúdo para a prova. Aparentemente, na Rússia se acredita que o conhecimento flui por meio de um canal metafísico para dentro da cabeça do estudante adormecido.

Se você está prestes a realizar uma prova importante, tente essa superstição, afinal, não custa nada tentar né?

2. Não lavar o cabelo

image 10 Dia do Estudante,Rússia,dia do Estudante na Rússia,superstições,superstições russas

Segunda essa superstição, “todo o conhecimento sai da cabeça com a água”. Muitos rapazes também evitam fazer a barba ou cortar o cabelo antes das provas e ainda há aqueles que usam as mesmas roupas durante todo o período de provas.

Essa superstição é especialmente complicado para as mulheres que precisam disfarçar de todas as formas possíveis o cabelo sujo, como usar lenços na cabeça ou chapéus.

Pode parecer algo muito radical, mas passar de ano em troca de 2 ou 3 dias de cabelo sujo parece uma troca justa.

3. Encostar em uma estátua

Dia do estudante 3

A estação “Площадь Революции” (Ploshchad Revolyutsii) do metrô de Moscou, é famosa por suas esculturas de bronze. Uma das estátuas mais conhecidas nesta estação é a de um guarda fronteiriço com um cão pastor alemão.

De acordo com uma tradição popular entre os estudantes de Moscou, tocar o nariz do cão traz boa sorte. Como resultado dessa crença, a parte do nariz do cão na estátua está notavelmente mais polida e desgastada do que o resto da escultura, devido ao grande número de pessoas que tocam a estátua buscando boa sorte, especialmente antes de provas ou eventos importantes.

Como não depender de superstições?

É crucial lembrar que o verdadeiro segredo para o sucesso acadêmico reside na dedicação, no estudo consistente e na preparação cuidadosa. Superstições podem trazer conforto psicológico em momentos de ansiedade, mas não substituem o trabalho árduo e o comprometimento necessários para alcançar o verdadeiro conhecimento e compreensão.

Confie em suas habilidades e sempre se prepare para as suas provas ou outros desafios da vida. Enfrentar desafios com preparo e determinação são as verdadeiras chaves para o sucesso acadêmico e pessoal, muito além de qualquer tradição ou crença popular.

Lembre-se, na prova de língua russa a sorte pode ajudar, mas quem estuda não depende dela!

Se você quer saber 7 segredos para aprender russo rápido e não ficar dependendo de superstições, leia esse artigo: https://www.troikaidiomas.com.br/blog/estudar-russo-como-aprender-russo-rapido/

Para ter um passo-a-passo do aprendizado de russo de um jeito simples e prático, conheça o nosso curso Decolando no Russo: https://www.troikaidiomas.com.br/decolandonorusso/

E você, tem alguma superstição para conseguir notas boas em provas? Conte para a gente nos comentários!

Feliz dia do estudante! Поздравляем с Днем студента!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento no Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá 👋
Como posso te ajudar?